sexta-feira, 20 de maio de 2011

O BRILHANTISMO EM HD

É incrível que ao olharmos o mercado nacional de motocicleta nos deparamos com a superioridade em HD...e não estamos falando de High Definition, mas de Harley-Davidson, longe de não serem sinônimos.

É obvio que a motocicleta ideal está em cada um, alguns procuram conforto, ou velocidade, durabilidade, tradição, status, imagem, potência, estilo, enfim o seu algo a mais. Mas até onde nosso mercado nos fornece esta opção? Para relatar um exemplo simples, pretendendo comprar uma Custom acima de 1.000cc, qual marca você escolheria?

Independente de sua preferência por marca (eu, BMW), com certeza e sem medo de errar lhe veio à mente uma Harley. E por qual motivo (alem de todas as qualidades da marca e de suas motocicletas, tradição, status, estilo...)? Simples, por que no mercado nacional só temos duas opções, a Boulevard M 1500 e as Harley’s.

É repulsivo o descaso das marcas de motocicletas no Brasil para com o segmento Custom, e o pior, não existe motivo para isso. As montadoras nipônicas simplesmente abandonaram o seguimento nas terras tupiniquins. As quadro grandes (Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki) oferecem em outros países uma infinidade de modelos, chegando em indigitados casos a 2.000cc (Ex: Vulcan LT), enquanto no Brasil temos apenas um modelo de cada montadora, e mesmo assim em cilindradas médias (XVS 950, Shadow 750, Vulcan 900 e Boulevard 800) e sem muita novidade. Quem deseja permanecer na mesma marca deve ingressar direto na Suzuki, pois é a única que oferece uma motocicleta maior, UMA MESMO (no mercado norte americano, são 18). E mesmo assim, vende um considerável número, apenas para título de ilustração, olhe o gráfico das vendas nessa primeira quinzena de maio*:

Custon

Modelos

1º DAFRA/KANSAS 150 -- 171

2º KASINSKI /MIRAGE 250 -- 104

3º HONDA/SHADOW 750-- 67

4º YAMAHA /XVS 950 -- 51

5º SUZUKI /BOULEVARD M800 -- 40

6º H.DAVIDSON /XL 883 -- 20

7º SUZUKI /BOULEV M1500 --19

8º H.DAVIDSON /FLSTF --16

9º H.DAVIDSON /FLSTFB -- 15

10º H.DAVIDSON /FXDC --14

Nela a M 1500 vendeu 19 unidades e, sem querendo ofender a motocicleta, não apenas por suas qualidades, mas também pela falta de oferta no mercado nacional. Resultados que continuam a favorecer a marca americana e o modelo japonês

Não estou criticando as marcas que mundialmente não produzem modelos Custom (como o caso da Ducati, BMW, KTM...) somente as que produzem em todo o globo, exceto no país do circo chamado Brasil.

Sorte da HD que segue feliz sem ver qualquer ameaça no retrovisor, vantagem que deve aumentar com a direção da marca no mercado nacional voltando as mãos de quem entende de moto. E para quem procura algo novo, torça para que venha a Indian e mais modelos HD’s para nos resgatar da monotonia, pois se dependermos das Japonesas, estamos fudidos.


* Fonte: Fenabrave

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